quarta-feira, 1 de Maio de 2024  16:03
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Dia da Mãe

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Arroz de Polvo

Arroz de Polvo

Limpe cuidadosamente o polvo, retirando toda a viscosidade e bata-o com um maço de madeira para o amaciar. Lave-o em ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-07-2006

A moção foi aprovada segunda-feira por unanimidade


Aveiro - Assembleia Municipal quer a reabilitação da linha ferroviária do Vouga

A Assembleia Municipal de Aveiro vai enviar uma moção ao Presidente da República e ao Governo reclamando a reabilitação da linha ferroviária do vale do Vouga.

A moção, aprovada segunda-feira por unanimidade na reunião da Assembleia Municipal de Aveiro, foi proposta por António Regala, da CDU e deverá ser também endereçada às áreas metropolitanas de Aveiro, Porto e Viseu, já que a Linha do Vouga serve ainda Espinho e, em tempos, ligou Aveiro a Viseu.

A linha férrea do Vale do Vouga foi desactivada em vários troços, servindo ainda as populações mais litorais dos concelhos de Aveiro, Águeda, Albergaria-a-Velha, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Feira e Espinho.

A reduzida frequência de automotoras e a falta de investimentos naquela via nos últimos anos tem levado à decadência da Linha do Vouga.

No debate que antecedeu a aprovação da moção da CDU, o socialista Carlos Candal manifestou o seu cepticismo quanto à recuperação da Linha, lembrando que "o primeiro ataque foi feito quando atribuíram os incêndios às locomotivas e, mais recentemente, foi questionada a rentabilidade da sua exploração".

Carlos Candal referiu, contudo, que "milhões de portugueses vão passar a vida toda sem pôr os pés no TGV", pelo que há um fim social na reabilitação da Linha do Vouga que justificam o seu apoio à moção.

Teresa Fidelis, também do PS, defendeu mesmo que deveria ser equacionada a reactivação da Linha entre Aveiro e Viseu, e não apenas dos troços ainda em funcionamento, para a ligação ferroviária funcionar como alternativa ao transporte rodoviário.

Dos partidos da maioria, CDS e PSD, surgiu a insistência para que o trajecto da Linha do Vouga seja aproveitado para metro de superfície.

Para o centrista Jorge Nascimento, "Aveiro deve pensar no metro de superfície até Águeda", embora tenha reconhecido que o investimento pode não ter oportunidade devido à actual situação financeira.

Já António Coimbra, do PSD, lembrou a utilidade do metro de superfície utilizar o canal da actual linha férrea, nomeadamente para ligar o centro da cidade de Aveiro ao estádio de futebol, conforme chegou a ser projectado.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®